domingo, 9 de setembro de 2012

O que dizer!?

Grandes malucos... Palavras simples que nos definem nesta aventura... heheheheheheheheh
A viagem começou em Nantes, França, e terminou em Ponte de Lima, Portugal. O objectivo nestes 1588 km percorridos era o caminho Francês de Santiago de Compostela. Para o iniciarmos tivemos que fazer 610 km até Saint-Jean-Pied-de-Port. Na minha óptica, França não me acrescentou grande coisa, muito alcatrão, chão, nível de vida caro e Natureza/ambiente pouco ou nada mais atractiva que o nosso país. No entanto, a viagem foi incontestavelmente uma das melhores e mais difíceis por mim algum dia realizada e acompanhado com muito boa companhia. Grande Sérgio, grande campeão :) sem ti a viagem iria ser bem mais difícil heheheheheh, GRANDE...
Bem! Foram 13 dias fantásticos com muitas horas dedicadas à bicicleta, ao relaxe e à cama. Pedalamos de dia e à noite, com temperaturas a cima dos 40º, à chuva, em alcatrão, em terra firme, sobre pedras, em lama e com vento de frente durante algumas horas. Pedalamos em ciclovias com mais de 15 km (muito temos que aprender em Portugal), em single tracks espectaculares, em zonas áridas e quentes cujos tons castanhos se apresentavam por longos períodos de tempo e distância, em plena natureza, em cidades, vilas e aldeias. Pedalamos com vontade e sem ela, ultrapassando os diversos obstáculos que o caminho nos apresentava. Abraçamos a cruz de Ferro, etapa difícil com uma subida terrorífica quase no final, pois já tínhamos o cansaço acumulado dos aproximadamente 1200 Km até ali percorridos, mas com grande, mas mesmo grande em questões técnicas e de beleza ímpar, a descida até Molinaseca onde pernoitamos.  Esta valeu a pena fazer :) Subi furioso, resmungão, empenado (hehehehehehe), mas depois de encostar a cabeça na cruz de ferro, deixar o meu testemunho debaixo de uma pedra, a descida animou o meu espírito cansado e fustigado pela dolorosa pedalada em alcatrão, terra batida, pedra firme. Sem dúvida para mais tarde recordar. Adorei esta étapa, assim como a dos Pirenéus (Saint-Jean-Pied-de-Port -» Uterga, pouco antes de Puente la Reina/ Gares), e a de Santiago de Compostela (iniciamos em Sarria), apesar da chuva e da lama que carregamos até à Catedral. Aqui chegamos castanhos, cansados, a necessitar de um banho quente, uma boa dose de comida e de sono. À nossa espera estavam o meu irmão e o Miguel com as respectivas famílias. fiquei radiante ao ver o pessoal, abracei as minhas sobrinhas (estavam lindas). Elas não devem saber nem imaginar o quanto me soube  abraçá-las. Nessa noite dormi com o sentido do dever cumprido, levanta-mo-nos às seis da manhã e ao meio dia estávamos em Valença à espera do pessoal para almoçarmos. Bem-Vindo a Portugal dizia a placa ao atravessarmos a fronteira, uma pequena mas importante emoção abraçou o meu ego. 1550 Km percorridos para almoçar como deve ser (lol), só mesmo em Portugal para se comer muito bem, apesar de ter provado a melhor piza e saboreado o melhor éclair de todos os tempos em França. No entanto nada se compara às nossas comidas de faca e garfo, desde o arroz de cabidela e do sarrabulho no Minho, à feijoada de búzios e à açorda no Alentejo. 
Findo o almoço e de papo cheio, lá fomos nós acompanhados pelos motoqueiros Rui e Miguel, sempre ao nosso lado (espectacular, confortante e encorajador). Ao aproximar-me da terra muitas emoções percorreram o meu corpo. Lembro-me de estar com a lágrima no canto do olho, o coração a bater mais rápido que o normal... A ideia de casa e a família estarem a poucos minutos,  fizeram com que agarrasse os punhos com mais intensidade, mantivesse a pedalada forte na subida e na descida, apesar do cansaço. Penso que não conseguiria fazer estes últimos quilómetros se não fosse esta conjectura hehehehehehehehe. (Não a conjectura actual económica do país ou política, que deixando aqui um aparte, está uma valente merda).

Fica aqui um abraço especial ao António que nos acompanhou durante um pouco de tempo na nossa aventura. 

Deixo aqui algumas imagens e o trajecto de Santiago de Compostela até Canadelo/Ponte de Lima.

No Aeroporto, a montar as bikes :)

Início da Viagem, Hotel KYRIAD NANTES SUD - Bouaye Aéroport



Almoço em Arcahon, França

O Sérgio et moi

Empenado, na subida dos Pirenéus (5ª etapa, 5º Dia)

Eu no meio dos Pirenéus



Quase no fim do 5ºDia, Eu empenado e o Sérgio (na foto) resmungão.
Ele só pensava em comida, eu  numa cama heheheheheheeheh





Burgos



Leon 
Nós e o António :) Grande Abraço António

Já na região de Galiza 

A caminho de Santiago (Vamos lá, já falta pouco)

Sérgio e a Cris, em casa 

Sem comentários:

Enviar um comentário